quarta-feira, 1 de junho de 2011

TREINO EM CASA??

Recentemente fui perguntado por um leitor se ele poderia treinar sozinho em casa e se isso poderia lhe dar "graduação" nessa arte marcial... pois bem, vamos lá...

Bom, o Muay Thai é uma atividade física e de alto desempenho, que envolve movimentos "complicados" e exaustão de movimentos, o que pode acarretar diversas lesões se não for praticado corretamente. Toda atividade física tem que ser supervisionada, seja por um profissional de Educação Física ou por um professor, no caso de Muay Thai, reconhecidamente apto a orientar e verificar a execução da atividade...

Fora isso, o MT é uma atividade que tem uma certa tradição - apesar de no Brasil muito ter se perdido - normalmente há um professor, que é "discípulo" de um mestre, de uma certa "linha" e assim por diante.

Veja bem, nada te impede de ver movimentos na internet e tentar reproduzi-los, mas isso não será reconhecido como prática ou mesmo poderia lhe dar uma "graduação", até mesmo porque, neste caso, o que significa "graduar-se"?? (além de ser perigoso)

Eu treino Muay Thai desde 2006, mas minhas atividades profissionais me impedem de treinar constantemente, estou parado na mesma "faixa" (leia-se prajiat / kruang) a uns 4 anos... continuo treinando (esporadicamente) e me informando sobre o assunto, inclusive lendo bastante e vendo muitos vídeos, o que me deixou apto a produzir este blog, mas que não me garantiu graduação... hoje me enquadraria muito mais como pesquisador de Muay Thai do que como lutador de tal arte marcial...

Além do mais, algumas federações só consideram graduações emitidas por elas ou por outras federações, e não por pessoas...

Minha sugestão é que procure uma academia "bem conceituada" de preferência federada à alguma instituição maior, várias delas tem horários o dia todo, das 6 da manhã às 00:00h, se não puder ir todos os dias, ou ao menos 3 vezes na semana, ai sim você pode pedir a seu professor que lhe dê exercícios extras para fazer nos dias que não puder treinar, o que seria muito bom!!

A internet é de grande valia (mas com cuidado - tem muito picareta falando bobagem) as vezes vale a pena ver detalhamentos de golpes, detalhes que às vezes o professor não tem tempo de esmiuçar para todos os alunos, ou mesmo documentários de grande campeões, ou mesmo assistir lutas e campeonatos. Mas novamente cuidado, não é por que algo parece legal na internet que ele deve ser feito!! Consulte seu professor SEMPRE.

Grande Abraço!

Thiago

2 comentários:

Walison disse...

Tudo isso que você falou, faz muito sentido. Mais de qual maneira eu vou aprender, exe.: desde mais novo, venho assistindo aquele filme Karatê Kid e outros filmes de artes marciais. E sempre quando assistia ficava com vontade de fazer os mesmos golpes. Com o pensamento de aprendizagem e alta defesa, mas também ao mesmo tempo, de acertar alguém que “não gosto”. Sim, eu quero acerta uns e outros, mas quando necessário. Então, ninguém consegue se segurar assim, sem alto controle, dai vem o papel do mestre como o senhor “Miyagi” do filme. Sendo mais claro no Brasil não há grandes mestre como os da China, Japão, Tailândia etc. Enfim, será que eu fazendo aula de Muay Thai ou Kick Boxing e procurando métodos orientais, e pegando firme nos treinos um dia quem sabe posso ser um grande professor ou chegar à metade de um mestre?

Desculpe pelos erros ortográficos.

Marcia Bash disse...
Este comentário foi removido pelo autor.